• Gustavo Monnerat PhD

VO2máx: O que é e como avaliar?

Atualizado: 15 de Ago de 2020

Você já deve ter ouvido falar de VO2máx tanto na área de esporte e desempenho, como exame clínico para determinação de saúde e risco cardíaco.




O VO2máx é o termo usado para determinar o consumo máximo de oxigênio de uma pessoa. Em condições de repouso, nosso metabolismo consome uma pequena taxa calórica, o chamado metabolismo basal, que pode ser determinado indiretamente através da mensuração do consumo de oxigênio. A calorimetria indireta. Como sabemos, durante o esforço físico, a demanda energética das nossas células aumenta em várias vezes, necessitando assim de mais oxigênio e nutrientes. Ainda, os metabólitos e CO2 produzido precisam ser eliminados. Por isso, a frequência cardíaca e o fluxo de sangue aumenta conforme realizamos atividades extenuantes.


Podemos observar facilmente que conforme aumentamos progressivamente a intensidade do exercício, elevando a velocidade de corrida em uma esteira por exemplo, que a frequência cardíaca aumenta de forma gradativa. Próximo da fadiga, começamos a ter dificuldade para falar e falta de ar, mesmo aumentando drasticamente a frequência respiratória. Se repararmos os valores de frequência cardíaca, por mais que aumentamos a intensidade, os números de batimentos não irão aumentar ainda mais, chegando em uma espécie de platô. Nesse ponto, podemos identificar a frequência cardíaca máxima.


Na ergoespirometria realizamos esse teste progressivo de esforço, como o descrito anteriormente, e percebemos que há uma aumento linear do consumo de oxigênio e produção de CO2. Próximo do final do teste, no entanto, a taxa de produção de CO2 aumenta de forma não linear, cruzando assim a linha do gráfico, como representado na figura abaixo. Justamente nesse ponto que ocorre o aumento excessivo da frequência respiratória e dificuldade de falar. Do ponto de visto fisiológico, chamamos esse ponto de compensação respiratória e sabemos que a pessoa já passou seu limiar anaeróbico. Essa maior liberação de CO2 é uma tentativa de eliminar o excesso de produtos ácidos, como o H+ liberado pelo ácido láctico ao formar lactato.



Agora, quais seriam bons valores de VO2max??


Estudos envolvendo milhares de pessoas foram realizados para determinar quais valores seriam dentro da faixa de normalidade, abaixo ou acima. De modo geral há um decaimento natural a partir dos 25 anos de idade, chegando a valores muito baixos a ponto de ser considerado como insuficiência cardíaca nas idades muito avançadas caso não sejam feitas estratégias para manutenção e ganho de VO2. Ainda, mulheres tendem a apresentar valores mais baixos que homens. Lembrando que o teste sempre será corrigido pelo peso corporal, de modo que o VO2max geralmente é apresentado em ml/kg/min, ou seja, quantos mLs de oxigênio (O2) cada quilo de seu corpo (em média) consome por minuto. Na tabela abaixo podemos ver os valores de referência para mulheres (Female) e homens (Male).




Existem maneiras mais simples de avaliar o VO2max fora do ambiente de laboratório?


Primeiro temos que ter em mente que todo tipo de análise fisiológica possui diferentes métodos. A metodologia denominada como "padrão ouro" seria a mais precisa e confiável. Abaixo dela teríamos métodos menos precisos e com maior faixa de erro, no entanto, ainda podem gerar boas aplicações práticas no dia a dia. É importante ter em mente se é confiável, se tanto o equipamento como o teste que você está utilizando foi validado ou simplesmente alguém falou que funciona.


Para avaliação do VO2max podemos através da distância máxima percorrida durante um período de tempo estimar com uma fórmula a capacidade cardiorrespiratória da pessoa. O teste é muito simples, aquecemos com exercícios leves durante alguns minutos e realizamos uma corrida de 12 minutos. Essa corrida pode ser na esteira ou em uma quadra ou circuito com metragem precisa! Basicamente o que iremos fazer é anotar o valor percorrido e utilizar a fórmula abaixo. Algumas dicas, aumente a velocidade progressivamente para não atingir a fadiga precocemente. Quando atingir uma velocidade que não consegue manter por muito tempo, diminua gradativamente.


VO2Max = (distância percorrida em 12 minutos – 504.9) /

44.73


Existem ainda novas tecnologias como os smartwatch que informam o VO2max. Acho essa tecnologia fantástica e umas das áreas que mais irão crescer no esporte e na saúde. No entanto, temos que tomar MUITO cuidado com os resultados apresentados por esses relógios. Primeiro, a marca e o modelo são validados? O posicionamento e configuração de idade, sexo e peso corporal devem estar corretos. Os valores ainda podem ser calculados durante algum treino e provas ou mensurados durante testes específicos, este sendo mais confiável.


Concluindo, o VO2max é uma variável fundamental para monitoramos o condicionamento cardiorrespiratório, que será um grande indicativo para performance de endurance e risco cardíaco. Ele pode ser monitorado em diferentes testes, com graus de complexidade e acurácia distinta. É importante avaliar periodicamente o VO2max, para avaliarmos como estamos respondendo ao treinamento ou na evolução do curso de doenças cardíacas. Como o VO2max é determinando e como melhorar? Em um próximo texto as novas evidências cientificas


#fisiologia #fisiologiadoexercício #desempenho #vo2max

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo